quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dormindo nas redes sociais.


As empresas estão muito longe de acertarem na mosca suas ações nas redes sociais. Gastam muito tempo disseminando futilidades e acham que essas inutilidades é que conseguem atrair as pessoas. O que os marketeiros, publicitários e interneteiros precisam saber é que essa gente do consumo, aquele cara que compra, o ser economicamente ativo, precisa de algo interessante para doar seu precioso tempo. Gente assim, gosta da piada inteligente, que pode até ser camuflada num humor pastelão. Mas, se não houver uma mensagem pertinente, uma idéia bacana ou algo que o faça refletir, com sorte, esse camaradinha vai sorrir da piadinha.

E aí? Cadê o impacto do produto? Alguém lembra do por quê da piadinha? A maioria das vezes não. E o fenômeno da ignorância digital social não para por aí. Nessas eleições a gente pode observar o twitter, essa ferramenta interessante, ser usado para agredir adversários, criar falsas verdades e encher o saco de gente com altissimo grau de tolerância às mídias sociais. É o efeito reverso, o cara tenta agradar e acaba dilacerando sua imagem.

Pra ser mais prático e não ficar só na critica, vou ilustrar minhas palvras com alguns cases de sucesso. Idéias simples que causaram grande impacto e outras que proporcionaram um retorno aos seus clientes tão grande quanto as oportunidades que são desperdiçadas por falta de critério na utilização das ferramentas sociais.

Dois exemplos ótimos: idéias simples, produtos em foco com suas qualidades exaltadas e uma grande repercursão nas mídias sociais.









Abaixo uma situação de autopromoção. O cara fez algo diferente, ganhou a internet, depois o mundo e, por fim, a grana.


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